População idosa contará com novo Centro de Convivência para em Petrolina

Mais um equipamento social será entregue à população de Petrolina no mês de agosto. O Centro de Convivência do Idoso Rio Jordão (CCI) irá garantir a promoção do envelhecimento saudável para os moradores da comunidade. O novo espaço será destinado ao público da terceira idade para tratamento humanizado e acesso a diversos serviços de lazer, cultura e esportes.

O CCI Rio Jordão é um equipamento da Prefeitura de Petrolina e será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), que auxiliará no desenvolvimento da autonomia, sociabilidade e no fortalecimento de vínculos com a família.

A equipe de serviço social da Secretaria Executiva de Atenção à Pessoa Idosa já vem desenvolvendo um trabalho de busca ativa, onde foram mapeadas 68 ruas dos bairros Henrique Leite, Fernando Idalino, Rio Jordão e Loteamento Geovana. As visitas estão sendo realizadas de casa em casa, por uma equipe composta por um assistente social e quatro estagiárias do curso de Serviço Social. Na abordagem, o grupo vem divulgando o trabalho feito com outros idosos e convidando as pessoas com 60 anos, ou acima dos 60 anos, para conhecer e integrar o grupo de idosos do novo CCI.

A vice-prefeita do município, Luska Portela, ressalta a importância da implantação desse equipamento. “Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender à população idosa. Os Centros de Convivência do Idoso, têm como objetivo garantir a assistência necessária ao bem estar dos idosos, promovendo a sua proteção, integração social e familiar, bem como, ampliar espaços e implementar ações que proporcionem segurança, lazer e saúde. Com esse trabalho preventivo, evitamos  o isolamento da pessoa idosa, resgatando sua auto estima”, pontua.

 Público do CCI – O espaço é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC; Idosos de famílias beneficiarias de programas de transferência de renda e com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário ou que se encontre em situação de risco pessoal e social. O Centro de Convivência do Idoso Rio Jordão (CCI), funcionará de 7h à 17h, na Avenida 02, nº 2, bairro Rio Jordão.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR