Podcast desenvolvido em Escola Municipal de Petrolina será apresentado no Congresso Nacional de Educação

Diante do cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19, a educação precisou passar por diversas adaptações para que o processo de ensino-aprendizagem fosse concretizado. Desta forma, foi necessário reaver diferentes estratégias para induzir e motivar os estudantes durante o ensino remoto. Nesta perspectiva, a Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar, desenvolve desde abril deste ano o projeto “Santa Escuta”, um Podcast voltado para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa aborda diversos temas, como a pandemia, o ensino remoto, alimentação, saúde, vivências dos estudantes, dentre outros assuntos.

A partir da experiência com o podcast Santa Escuta, e devido ao grande sucesso entre os alunos da EJA, cinco professores da Escola Municipal Santa Terezinha, que fazem parte do Programa Ensina Brasil, escreveram o artigo “Podcast para a EJA: Um relato de experiência sobre valorização de narrativas”, que foi aprovado pela comissão técnica do 7º Congresso Nacional de Educação (Conedu) e será apresentado durante o evento online em dezembro deste ano.

De acordo com Adonias Moraes, um dos autores do artigo, o Podcast foi inserido, especificamente, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, pela necessidade de integração dos estudantes nas ações escolares, buscando, em conjunto com os professores da modalidade, a implementação de uma metodologia ativa para garantir uma aprendizagem significativa dos alunos. “É uma alegria para toda a escola saber que esse grande trabalho será apresentado em um Congresso Nacional, que traz experiências exitosas e serve para estudo de vários profissionais da Educação do Brasil. A divulgação científica é muito importante, porque as pessoas tem aquele material como referência”, disse.

O Podcast tem uma frequência quinzenal e será executado na Escola até novembro deste ano. Os episódios se intercalam entre a produção dos alunos e dos professores. O ‘Santa Escuta’ está disponível no Youtube através do endereço: https://www.youtube.com/channel/UCeA-y2rBtlxltznLDue37Gg e no Spotify:  https://open.spotify.com/episode/3gCC2OgxDoMkxoNRA7btcs?si=NC2sNpUuTJCEAA54xncpCg&dl_branch=1&nd=1