Petrolinenses podem receber alerta de risco e desastres naturais a partir de segunda-feira

A população de Petrolina poderá receber alertas, via SMS, em caso de desastres naturais a partir desta segunda-feira (06). Agora, sempre que surgir uma situação de risco, você poderá ser informado diretamente em seu telefone. Para isto basta cadastrar seu telefone gratuitamente. Você receberá avisos no seu celular em caso de alertas.

O Serviço de Alertas por SMS é realizado através do sistema IDAP (Interface de Divulgação de Alertas Públicos), uma plataforma disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. E tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O secretário executivo da Defesa Civil, José Welton, aponta a importância da participação popular, justamente para conhecer quais medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

Como funciona:

A mensagem de cadastro começa a ser enviada a partir de segunda-feira, para todos os telefones celulares ativos no estado: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.