Petrolina vence prêmio estadual por levar serviços odontológicos a escolas do município

Mais uma vez, os serviços na área de saúde bucal, desenvolvidos pela prefeitura, em Petrolina, são destaques em evento na capital do estado. Nesta terça-feira (29), saiu a lista dos projetos vencedores na Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, organizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. O projeto ‘Sorrisinho’, que é desenvolvido em algumas escolas do município, venceu em 1º lugar.

O evento aconteceu na última semana e teve o objetivo de promover a troca de experiências de sucesso desenvolvidas através do Sistema Único de Saúde nos municípios, estimulando a socialização do conhecimento nas áreas de Gestão, Assistência e Educação em Saúde.

A Secretaria de Saúde teve cinco projetos selecionados: o ‘Sorrisinho’, mostrando o ‘Tratamento Restaurador Atraumático em dentes decíduos e seus benefícios no atendimento na Atenção Básica de Petrolina’; ‘Relato de experiência: atendimento aos pacientes de Microcefalia pela equipe multidisciplinar do município de Petrolina com enfoque em Saúde Bucal’; ‘A intervenção do Cirurgião Dentista no grupo antitabagista da Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio’; a ‘Bebê Clínica no CEO’ e ‘DTM e ‘Dor Orofacial no SUS: uma experiência viável’.

O município foi representado pelos dentistas: Bruno de Andrade Joaquim, que especialista do CEO III; Malvina De Souza Pereira, especialista do CEO II; Tamires Carvalho Coelho, dentista da estratégia de saúde da família e Roberta Teixeira Araújo que é diretora Saúde Bucal.

Dos sete trabalhos inscritos, cinco foram aprovados e um premiado. Essa é mais uma comprovação de que estamos evoluindo a cada dia na oferta de saúde pública. São projetos que vêm crescendo e beneficiando um número maior de pessoas”, frisou, Roberta Teixeira.

Projeto Sorrisinho

O projeto ‘Sorrisinho’, da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de prevenir e eliminar a cárie dentária desde a primeira infância. No município, sete localidades já são atendidas pela iniciativa:  N4; no Pedra Linda; João de Deus; Alto do Cocar; Idalino Bezerra; Jardim Amazonas e Cacheado. Em cada escola, o atendimento é feito em um dia específico da semana.

Os estudantes recebem aplicações de flúor e obturações e se for necessário, passam pelo tratamento restaurador atraumático (ART), que consiste numa forma de restaurar os dentes com cárie sem uso de equipamentos elétricos.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR