Autor: Assessoria

Petrolina Sustentável: Escola de Tempo Integral produz enfeites natalinos com materiais recicláveis

O Natal está chegando e nada melhor do que apostar em uma decoração representada pela criatividade, afeto e, além de tudo, pensando na conservação ambiental. Envolvidos com a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), os estudantes da Escola de Tempo Integral, José Fernandes Coelho, localizada na comunidade ribeirinha do Roçado, desenvolveram enfeites natalinos […]

01/12/2022 16h01 Atualizado há 2 meses atrás

O Natal está chegando e nada melhor do que apostar em uma decoração representada pela criatividade, afeto e, além de tudo, pensando na conservação ambiental. Envolvidos com a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), os estudantes da Escola de Tempo Integral, José Fernandes Coelho, localizada na comunidade ribeirinha do Roçado, desenvolveram enfeites natalinos com materiais recicláveis a fim de sensibilizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos e a prática da sustentabilidade a favor da natureza.

O pátio da unidade de ensino se tornou uma galeria de arte para expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a partir da vivência do projeto ‘Petrolina Sustentável’. O objetivo foi colocar em prática atitudes e hábitos sustentáveis, por meio do reaproveitamento de objetos, como garrafas pets, latinhas, rolos de papel (vazios), dentre outros. Todo o material reciclável utilizado na confecção da árvore natalina, enfeites, guirlandas e manjedoura, foi recolhido pelos próprios estudantes na escola e na localidade onde residem. Tudo isso, visando estimular as crianças a trabalhar em grupo e cuidar do meio ambiente de forma lúdica, desenvolver o espírito cooperativista, além de envolver a participação dos pais e comunidade na arrecadação dos reutilizáveis.

Bastante consciente do seu papel de cidadã, a estudante do 5º ano, Ana Flávia Leal, teve seu estilo de vida e forma de agir modificados com o projeto Petrolina Sustentável. Por isso, ela destaca a importância de adotar boas práticas ligadas ao meio ambiente. “Quando eu não tinha conhecimento sobre a importância de reutilizar esses materiais, eu jogava no lixo, não pensava nas consequências que traziam para a natureza e que muitos resíduos poderiam ser transformados em algo útil. Mas hoje, tenho total entendimento de que aquilo que ia para lixo pode ser utilizado e valorizado”, disse a aluna.

A gestora da Escola de Tempo Integral José Fernandes Coelho, Jane Amorim, enfatiza que os alunos da unidade estão envolvidos com as ações do projeto Petrolina Sustentável. “Estamos reforçando a cultura da reciclagem na rotina dos estudantes, demonstrando que com os resíduos sólidos que seriam descartados, poluindo o meio ambiente, pode-se produzir lindos enfeites para nossa Escola, além de abraçar a alegria do Natal, que marca um período de reflexão espiritual, mas também de muito consumo. Por isso aderimos a um Natal sustentável, priorizando o consumo consciente e sem desperdícios. Todos os alunos protagonistas estão de parabéns pelo empenho, dedicação e criatividade nos trabalhos realizados, assim como a professora,” finalizou Jane.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade