Petrolina se destaca e ocupa 2º lugar na emissão de Identidade Jovem em Pernambuco

As mobilizações da Prefeitura de Petrolina acerca da Identidade Jovem (ID Jovem) renderam números positivos: o município é o segundo de Pernambuco na emissão do documento que garante meia-entrada em eventos culturais ou esportivos, além de descontos em viagens interestaduais.

Para chamar atenção dos jovens petrolinenses sobre o benefício, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vêm promovendo uma série de ações educativas que possibilitaram a emissão de 1.247 documentos na cidade. O número perde apenas para Recife onde foram emitidas 1.484 em 2017.

De acordo com a secretária executiva da Juventude e Direitos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, através destas ações, os jovens tomam consciência de seus direitos. “O programa tem um grande público para ser atendido e nosso trabalho tem sido justamente disseminar informações sobre a ID Jovem e aumentar o número de beneficiados em nossa cidade”, disse.

Podem se cadastrar na ID Jovem pessoas com idade entre 15 e 29 anos cujas famílias tenham renda mensal de até dois salários mínimos, sendo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Não é preciso ser estudante para ter direito ao benefício.

Para gerar o cartão, basta acessar o site: idjovem.com e preencher os dados solicitados. É preciso inserir o Número de Identificação Social (NIS). Quem tiver dificuldade também pode emitir a ID Jovem, das 8h às 13h, na Secretaria Executiva da Juventude e Direitos Humanos, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Informações podem ser obtidas pelo número: 3862-1508.

Entre os benefícios garantidos pela ID Jovem está a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. A ID Jovem é um direito previsto no Estatuto da Juventude e regulamentado pelo Decreto n° 8.537/2015.

COMPARTILHAR