Autor: Assessoria

Petrolina realiza mutirões de exame preventivo em dois bairros nesse sábado

A Secretaria de Saúde de Petrolina irá realizar no próximo sábado (21), os primeiros mutirões desse ano para realização de Exame Citológico (exame preventivo, como é popularmente conhecido) em Unidades Básicas do Município. Nesse início, serão contempladas as comunidades atendidas pela UBS Dr. João Moreira, no bairro Henrique Leite e pela UBS do bairro Mandacaru. […]

20/01/2023 8h55 Atualizado há 1 semana atrás

A Secretaria de Saúde de Petrolina irá realizar no próximo sábado (21), os primeiros mutirões desse ano para realização de Exame Citológico (exame preventivo, como é popularmente conhecido) em Unidades Básicas do Município. Nesse início, serão contempladas as comunidades atendidas pela UBS Dr. João Moreira, no bairro Henrique Leite e pela UBS do bairro Mandacaru. Os atendimentos serão das 8h às 12h.

O exame citológico é o método usado para o rastreamento do câncer do colo do útero, sendo indicado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos, como forma preventiva da doença. Este tipo de exame já é realizado semanalmente nas unidades de saúde e a expectativa da gestão de saúde do município é que cerca de 100 exames sejam realizados neste primeiro mutirão.

Segundo a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, outras ações voltadas ao atendimento à saúde das mulheres estão sendo planejados e é muito importante que as mulheres aproveitem estes momentos para realizarem seus exames e consultas. “Sabemos das dificuldades de muitas mulheres durante a semana por conta de trabalho, por isso, estamos organizando um cronograma de eventos de saúde para que possamos oferecer uma oportunidade de atendê-las. Nos mutirões atenderemos mulheres com exames já marcados e também aquelas que chamamos de demanda espontânea, que não tenha conseguido agendamento para que elas possam cuidar um pouco mais da sua saúde. Para ser atendida basta levar o documento CPF e o Cartão SUS”, enfatiza, Ana Célia Carvalho.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade