Petrolina ocupa o 1º lugar em Pernambuco na oferta de atendimento educacional integral em creches

Em seis anos de gestão, Petrolina teve um crescimento significativo na educação municipal e tem se destacado na construção de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância. Prova disso é que, de acordo com o Censo Escolar referente ao período de 2021, entre todas as cidades do Estado de Pernambuco, o município sertanejo ocupa hoje o 1° lugar na oferta de atendimento educacional integral em creches. Isso significa, sobretudo, mais segurança às famílias em busca de oportunidades de trabalho, empoderamento feminino às mães, por meio da disponibilidade de tempo a elas para estudo, acesso a cursos profissionalizantes, dentre outras possibilidades.

Pode-se destacar também que, a partir da oferta de creches com atendimento em tempo integral, a atual gestão garante a segurança dos alunos no tocante aos seus direitos, pois em algumas situações são violados por parte de seus familiares, sendo as unidades educacionais um importante espaço e Rede de Apoio ao processo de crescimento seguro da criança.  Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e Novas Sementes promovem, na atual gestão, o adequado desenvolvimento dos pequenos estudantes através da qualidade do atendimento, trabalho pedagógico e pela infraestrutura.

Outro dado importante é que, de 2017 a 2022 já foram implantados mais de 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com projeção de ampliação para 5 novas instituições com padrão do FNDE e mais 4 novas unidades do programa Nova Semente. Além disso, 70% das Unidades Educacionais especializadas no atendimento infantil, passaram por ampliações e foram requalificadas. Atualmente, são 46 CMEIs e 81 unidades do Nova Semente em atividade, 17.800 crianças matriculadas do berçário à pré-escola. Todas essas ações foram fortalecidas através da construção coletiva do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), que tem como objetivo assegurar ações intersetoriais de promoção do desenvolvimento integral das crianças do município de Petrolina que recebem atendimento público.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, destaca que as ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil têm transformado Petrolina em referência estadual. “No município da Primeira Infância, a criança é prioridade e todas as ações são pensadas e planejadas para os pequenos. Elas acontecem nas unidades básicas de saúde, onde as grávidas fazem o acompanhamento pré-natal, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), porta de entrada para os programas sociais do município, no ensino diferenciado, na qualidade da merenda e na realização da Semana do Bebê.  São ações que nos colocam em posição de destaque e que muito nos orgulham. A gestão entende a importância do desenvolvimento da primeira infância e abraça a ideia de que todas as ações da Prefeitura devem refletir nessa política pública”, finalizou Plínio.

COMPARTILHAR