Petrolina: No Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Prefeitura ressalta importância da categoria

Nesta terça-feira (4) é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). A data foi instituída pela Lei nº 11.585/2007, em homenagem a estes profissionais que atuam diretamente com a comunidade e, desta forma, fortalecem a integração entre os serviços de Atenção Primária à Saúde e a sociedade.

Em Petrolina, 154 Agentes de Endemias e 470 Agentes de Saúde atuam no município. Entre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde, estão os trabalhos de prevenção e promoção da saúde por meio do mapeamento das necessidades da comunidade para o desenvolvimento de estratégias, sejam elas com ações educativas que auxiliem a sua população de forma coletiva ou em domicílio. Já o Agente de Combate de Endemias, trabalha na execução de programas e ações de controle de endemias e epidemias, bem como, na integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador.

Para a Secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, é de fundamental importância destacar o trabalho dos agentes de saúde e de endemias na condução de uma gestão de  resultados positivos em saúde pública. “Seu trabalho tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, atuando desde a identificação dos fatores que interferem na saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças, exercendo inclusive a função de estimular e organizar as reivindicações da comunidade. O ACS e o ACE são fundamentais na saúde das famílias, pois possibilitam que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais que irá intervir junto à comunidade. Meus parabéns e respeito aos profissionais tão importantes para a saúde pública”, ressalta Magnilde.

Em Petrolina, devido ao último processo eleitoral ocorrido no último dia 2, a data será comemorada no dia 4 de novembro na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (ACOSAP). Durante o evento a Secretaria de Saúde pretende ofertar alguns serviços de saúde aos servidores.

COMPARTILHAR