Petrolina mantém tradição de blocos que levam frevo e maracatu à prévia carnavalesca

Faltando uma semana para o ciclo carnavalesco, muitos petrolinenses já curtem a folia e aquecem o passo para o reinado de Momo que acontece oficialmente de 2 a 5 de março.  Neste sábado (23), por exemplo, o frevo e o maracatu deram o tom à festa com o desfile dos blocos ‘Baque Opará’ e ‘8 Furos’.

O primeiro a desfilar pelas ruas de Petrolina foi o Bloco ‘8 furos’ que há mais de 12 anos cumpre seu tradicional percurso saindo da vizinha cidade de Juazeiro com destino à Praça 21 de Setembro. Os integrantes passaram pela Ponte Presidente Dutra ao som do frevo da Orquestra do Bolinha e também renderam homenagens ao folião Flávio Cristiano, conhecido como ‘Neném’, falecido recentemente.

Segundo o coordenador do bloco, Leo Viera, as prévias carnavalescas vêm ganhando, cada vez mais, o espaço merecido no carnaval da cidade. “Durante muito tempo fomos despercebidos no quesito cultural. Os blocos não tinham a valorização devida, mas hoje percebemos um respeito muito grande. Essa prévia de carnaval é uma festa maravilhosa e é importantíssima para quem passa o ano inteiro trabalhando pelo carnaval e pela alegria que isso traz aos petrolinenses”, disse.

Já era noite quando o grupo de percussão ‘Baque Opará’ também fez seu desfile pelas ruas da cidade, saindo da Rua Antônio Santana Filho também em direção à Praça 21 de Setembro onde crianças, jovens e idosos ajudaram a manter o enredo da folia trazida pelo maracatu que levou centenas de foliões às ruas.

Um destes personagens era a aposentada, Vera Lúcia Silva, que prestigiou a festa ao lado Da filha e da neta de apenas 4 anos. “Eu até fujo de festa, mas aqui na pracinha a gente sabe que é um lugar animado para brincar. Dá para trazer a família e todo mundo aproveita junto”, disse. O ciclo carnavalesco de Petrolina começa no dia 2 de marco e o polo ‘Porta do Rio’ traz atrações como Taline Clara, Alan Cléber, Sem Radar,Trio Granah, Dalmo Natan, Fabiana Santiago, Luan Estilizado, entre outros.

COMPARTILHAR