Petrolina inicia nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Petrolina deu início, nesta segunda-feira (18), à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Com duração até o dia 30 de novembro e por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

A partir desta segunda-feira até o dia 29 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão atendendo a comunidade dessa faixa etária nos horários de rotina de atendimento: na área urbana, das 8h às 16h45, e das 7h às 13h na zona rural. No sábado (30), todas as unidades estarão abertas o dia inteiro para o dia ‘D’ de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação foi lançada pelo Ministério da Saúde diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais. A Secretaria de Saúde de Petrolina reforça que não existem casos da doença na cidade.

Ressalta-se que existe um grupo de pessoas que não podem receber a vacina por causa de eventuais riscos à saúde. Entre eles, crianças menores de 6 meses, pessoas com o sistema imunológico comprometido e grávidas.

Nesta segunda etapa da campanha, os próprios adultos são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença. Eles devem comparecer às unidades de saúde do município, levando a caderneta de vacinação e cartão SUS. Vale lembrar que todas as unidades dispõem da vacina contra o sarampo”, reforça a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu em outubro, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

COMPARTILHAR