Petrolina: Guarda Civil Municipal comemora os avanços conquistados em 28 anos de existência

Nesta segunda-feira (10), é comemorado o Dia Nacional da Guarda Civil Municipal (GCM). A data é lembrada e celebrada pelas  recentes e significativas transformações na instituição. Uma delas ocorreu quando a Prefeitura de Petrolina sancionou o projeto de lei complementar nº 005/2022, que aumenta o valor da gratificação paga aos agentes da GCM, passando para o valor de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais).

Além do mais, 115 servidores receberam o valor de R$ 2.150,00 (dois mil, cento e cinquenta reais), referente ao auxílio financeiro para que comprassem novos fardamentos de proteção, assim como houve a aquisição de 94 mil novas munições para uso da instituição. Também foi registrado investimento em equipamentos de proteção individual, fardamentos, coletes de proteção balística e armamentos, ampliação de viaturas equipadas e realização de concurso público.

“Agradecemos o trabalho que os agentes de segurança pública têm realizado na nossa Petrolina. O nosso muito obrigado e profunda admiração pelos serviços que realizam. Vamos continuar trabalhando, juntamente com o prefeito Simão Durando, para trazer mais melhorias a categoria e reforçar o nosso compromisso em trazer mais segurança para a população”, salientou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.

O secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio, ressalta o empenho da gestão municipal. “A Prefeitura tem buscado adequar instituição com nível de excelência, não medindo esforços para equipá-la e melhorar as condições de trabalho dos guardas. Meus parabéns a todos que compõem a GCM”, frisou Marcondes.

A criação da GCM

A Guarda Municipal de Petrolina foi criada pela Lei Municipal nº 502 de 27 de abril de 1994. A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, além de ações educativas e de promoção da cidadania.

A GCM conta com diversos grupamentos especializados, entre eles a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha da Mulher (GPAM), Grupamento Tático Motorizado (GTM), Patrulhas Ambiental e Escolar.

COMPARTILHAR