Petrolina e Juazeiro definem novo fluxo para internações no Sanatório da cidade baiana

A Secretaria de Saúde de Petrolina participou de uma reunião convocada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, para esclarecer como será o novo fluxo de atendimento a pacientes que necessitam dos serviços do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado na cidade baiana.

Após decisão da Prefeitura de Juazeiro, o Sanatório passa a receber somente pacientes com indicação médica de internação, regulados através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL).  A partir desta sexta-feira (01), o equipamento não atenderá mais através de demanda espontânea.

Portanto, os pacientes em crise psiquiátrica deverão ser encaminhados para os serviços de urgência do seu município. Após estabilização e avaliação médica, caso a internação não seja necessária, o paciente será encaminhado às demais unidades da rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como CAPS, Unidade Básica ou Ambulatório de Psiquiatria na Policlínica Municipal.

De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia Almeida, o novo fluxo vem para potencializar o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial do município. “Nos últimos dois anos, a gente vem conseguindo valorizar os cuidados com a saúde mental dos usuários dos serviços dos três CAPSs, justamente para que não seja necessário o internamento no sanatório. Vamos continuar com o trabalho de estruturação da Rede Psicossocial de forma ainda melhor com a inauguração em breve da nova sede do CAPS AD III e com a construção em andamento do CAPS II”, explica.

A reunião contou com a presença da Secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro e equipe, além da Diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Petrolina, Ana Célia Almeida, acompanhada de representantes do SAMU, UPA 24 horas, Hopsital Universitário (HU), Hospital Dom Malan /IMIP e equipe de saúde mental de Petrolina.

COMPARTILHAR