Petrolina Cuida: mutirão ofertará 10 mil consultas oftalmológicas e 4 mil cirurgias de catarata

O programa Zero Fila, integrado à plataforma Petrolina Cuida, vem revolucionando a saúde pública em Petrolina. Milhares de pessoas que estavam na fila de espera por consultas e exames, há mais de cinco anos, agora estão podendo realizar seus procedimentos. Na próxima terça-feira (28), será a vez de eliminar a demanda por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. A estrutura feita para isto está sendo montada no pátio do Centro de Convenções.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas cerca de 10 mil consultas e 4 mil cirurgias de catarata. A ação acontecerá até o dia 17 de setembro. “Está sendo um momento histórico para Petrolina. Estamos com várias frentes de trabalho para, de fato, eliminar toda a lista de espera por procedimentos. Para ter uma ideia, nós encontramos guias de 2006, imagine o sofrimento da população. A partir de agora, podemos trabalhar com uma saúde preventiva, com o conceito de promoção à saúde, além disso, estamos aumentando nossa oferta de rotina”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Durante a ação, a estrutura terá capacidade para atender mil pessoas por dia. Já os pacientes encaminhados para a cirurgia de catarata, já terão seu procedimento realizado a partir da quinta-feira (30), quando a prefeitura realizará 400 cirurgias por dia.

Paralelo a isso, as quatro unidades móveis continuarão percorrendo os bairros da cidade, ofertando exames de mamografia; ultrassom; raio x e eletrocardiograma. Durante a semana, elas estarão nas comunidades de João de Deus e José e Maria. Para os mutirões, o agendamento está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da central de regulação.

COMPARTILHAR