Petrolina avança em ações para crianças e recebe reconhecimento da fundação Abrinq

O Programa Vovô Amigo, criado pela Prefeitura de Petrolina está concorrendo ao prêmio ‘Boas Práticas do Prefeito Amigo da Criança’. O prêmio é concedido pela fundação Abrinq, que neste ano promoverá a sexta edição do Programa Prefeito Amigo da Criança. Nessa edição, foram 2.346 municípios que aderiram ao Programa em âmbito nacional, dos quais 418 cumpriram todas as etapas até agora. No Nordeste foram 863 municípios, dos quais 128 cumpriram todas as etapas, e entre eles está Petrolina. A premiação será no dia 01 de Julho, em Brasília.

Petrolina já recebeu a visita do oficial do Programa Prefeito Amigo da Criança, Ernesto Watanabe, que avalia os projetos e municípios com potencial para concorrer ao prêmio. No dia 22 de janeiro, em reunião com todas as secretarias envolvidas no projeto, Ernesto pôde conhecer e acompanhar de perto as ações que a prefeitura de Petrolina desenvolve em benefício de crianças e adolescentes, foco e preocupação principal da Fundação Abrinq.

Ernesto foi recebido pela coordenadora do programa Vovô Amigo, Lara Secchi Coelho, e também por uma plateia de crianças da rede de ensino infantil de Petrolina para contemplar uma apresentação especial dos idosos integrantes do programa Vovô Amigo, que lhes apresentaram a peça de teatro da historinha “Festa no Céu”. O programa Vovô Amigo tem como objetivo incentivar um melhor relacionamento entre as gerações a fim de educar e conscientizar as crianças sobre a violência contra a pessoa idosa, e ganhou destaque na gestão por conseguir abranger diversas pastas da administração (Secretaria de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social).

O Programa Vovô Amigo

O projeto Vovô Amigo surgiu a partir da percepção de uma problemática crescente em todo o território brasileiro em consequência do envelhecimento da população: a violência contra os idosos. A ideia do programa de aproximar crianças e idosos através da contação de histórias e do teatro foi uma forma sutil de chegar a uma solução desse problema.  O Programa Vovô Amigo atende as unidades de ensino da primeira infância do município (Novas Sementes e Centros Municipais de Educação Infantil), contando com 60 idosos voluntários, divididos em doze grupos, que apresentam seis histórias e encontram com 14 mil crianças de toda rede de ensino da primeira infância de Petrolina, totalizando 115 unidades de creches atendidas, na zona urbana e rural de Petrolina. O programa Vovô Amigo vem mostrando incríveis resultados e encantando pessoas por todos os lugares por onde ele passa.

COMPARTILHAR