Pessoas em situação de rua recebem atendimentos odontológicos em Petrolina

O cuidado com a saúde bucal é primordial para uma qualidade de vida e os cuidados básicos são de conhecimentos de todos, no entanto, muitos não conseguem ter acesso à higienização rotineira. E, com objetivo de levar atenção e tratamento, a Secretaria de Saúde, através do Consultório na Rua, das equipes de saúde bucal e o Centro Pop, levou nessa segunda-feira (12) o veículo do atendimento móvel odontológico para atender as necessidades de pessoas em situação de rua em Petrolina.

Na área central da cidade, o público atendido pelo serviço móvel odontológico recebeu serviços básicos como: limpeza, restauração, obturação e aplicação de flúor. De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes, os cuidados com estes públicos perpassam todas as áreas da saúde. “As pessoas que encontram-se em situação de rua apresentam, com frequência, dificuldades em estabelecer cuidados com a saúde em geral e, sobretudo, com a saúde bucal. Em consequência disso, muitos chegam a uma situação de urgência. Garantir esse atendimento, facilitando o acesso, é uma forma de aproximar esses usuários da dinâmica do autocuidado, através também da educação em saúde”, explicou.

Marla ainda ressalta a importância em levar esse tipo de atendimento. “A saúde bucal é essencial para manter a saúde do corpo em dia. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem mantê-la em dia, ocasionando alguns problemas. Por isso, sempre trazemos até eles os serviços ofertados pela secretaria, bem como alinhamos parcerias com outras instituições, como ocorre com o Centro Pop”, concluiu a coordenadora.

COMPARTILHAR