Pesquisa mostra que mais de 90% dos artesãos aprovaram Feincartes

Durante os últimos dez dias, os petrolinenses tiveram a oportunidade de conhecer tudo que há de tendência no Brasil e no mundo nos quesitos artesanato e decoração. A 7ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) terminou neste domingo (17). Cerca de 170 expositores participaram da edição e 100 deles foram artistas da terra, selecionados pela prefeitura, parceira da organização. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revelou que 90% deles ficaram satisfeitos com a Feincartes.

O levantamento ainda apontou que 84% dos artesãos elogiaram a organização do espaço, e 83% estavam satisfeitos com a posição dos estandes. Para 70% dos entrevistados, novembro foi um mês bom para realização do evento, entretanto foi sugerida a mudança para maio. “Em geral, os dados foram positivos. Esse tipo de pesquisa é importante para identificarmos os pontos frágeis e corrigi-los na próxima edição”, comenta o titular da Sedetur, Emicio Júnior.

Para Raquel Melissa Morgado, neta de Ana das Carrancas que dá continuidade ao trabalho da avó, a Feincartes é uma excelente vitrine para divulgar o trabalho. “Nossa linha de produção tem várias peças e a maioria sai por encomenda, a depender do tamanho que o cliente deseja. Trouxemos cerca de 30 para expor e recebemos vários pedidos”, conta.

Milhares de pessoas passaram pelo Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, para desfrutar da Feira. Além das diversas opções de compras, a Feincartes também ofereceu oficinas gratuitas de mamulengo, renda renascença e tapeçaria. Entre os artistas que animaram as noites da Feira, estiveram: Roberto Possídio, Temir Santos, Joyce Guirra, Elder Ferrari, Vam Lima e Bruno Roriz, Camila Yasmine, Peu Cadidé Coletivo Roots, Fabiana Santiago e Rogério Pilé.

COMPARTILHAR