Perfuração de poços tubulares beneficia comunidades rurais

Visando melhorar as condições de trabalho do homem do campo e amenizar os efeitos da estiagem, a Prefeitura de Petrolina avança com os serviços de perfuração de poços tubulares nas comunidades rurais do município.

As obras estão a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e nesta segunda etapa dos trabalhos que teve inicio no mês de setembro, 41 poços já foram perfurados com a máquina da prefeitura nas regiões de Rajada e Pau-Ferro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, é um dos compromissos da gestão municipal facilitar o acesso à água e melhorar a qualidade de vida da população.

Sabemos das dificuldades de conviver com a seca. Por essa razão, o prefeito Miguel Coelho tem desenvolvido ações para minimizar o sofrimento de quem convive na área de sequeiro. Na medida do possível, estamos perfurando novos poços e garantindo melhoria na qualidade de vida de inúmeras famílias da região”, disse o secretário. Nesta semana, os serviços foram realizados no sítio Baixas na região de Rajada e segundo informações técnicas, o poço na comunidade apresenta uma vazão média acima de 5.000 mil litros/hora e vai atender diversas famílias na localidade.

Parceria

Em 2017, foram perfurados mais de 93 poços tubulares, instalados 188, com montagem de 89 cataventos e 39 eletrobombas, além de manutenção de 90 poços. Fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, no valor de R$ 4,5 milhões. As comunidades de Cristália, Simpatia, Rajada, Pau Ferro, Uruás, Cruz de Salinas, Caititu, Baixa Alegre, Aranzel, Almas, Ponta da Serra, Atalho, Primazia, entre outras foram beneficiadas.

COMPARTILHAR