Para preservar idosos, vacinação contra a gripe será oferecida em escolas

A Prefeitura de Petrolina adotou nova estratégia para a vacinação contra a gripe no município. A partir desta terça-feira (31), a vacinação dos idosos – um dos públicos-alvo desta primeira fase da Campanha Nacional – vai acontecer em algumas escolas da rede municipal. A medida, que só será possível graças à suspensão das aulas, é para evitar a exposição dos idosos a pessoas com síndromes gripais que estão buscando atendimento.

Apenas quatro postos de saúde farão a vacinação, além das escolas. O horário de atendimento acontecerá das 14h às 17h. É importante destacar que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário dessa primeira fase – idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde – não poderão se vacinar nesse momento.

Para os idosos acamados, as equipes de Saúde da Família entrarão em contato para agendar a vacinação em domicílio, que também já começa nesta terça-feira (31) e será priorizada. Também é importante destacar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas é aliada porque ajuda no diagnóstico, descartando casos de gripes e chamando a atenção dos profissionais de saúde para investigar infecção pelo coronavírus.

Segunda e terceira etapas

A primeira etapa de vacinação, que começou no dia 23 de março, prossegue até 15 de abril. Na segunda etapa, a partir de 16 de abril, serão vacinados professores, pessoas com doenças crônicas e funcionários das forças de segurança. A última fase, com início em 9 de maio, é voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional.

Veja abaixo a lista de escolas onde haverá vacinação, de acordo com o fluxo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região onde as unidades de ensino estão localizadas:

Zona Urbana

UBS Roza Maria (vacinação na própria unidade)

UBS Manoel Possídio (vacinação na própria unidade)

UBS Maria de Lourdes (vacinação na própria unidade)

UBS Miguel de Lima (vacinação na própria unidade)

UBS Amália Granja – Escola Eliete Araújo

UBS Ricardo Soares – Escola Humberto Soares

UBS Lia Bezerra – Centro Social José Joaquim

UBS Bernardino Campos – Escola Anízio Leão

UBS Josefa de Souza – Escola Municipal Anete Rolim

UBS Júlio Andrade – Escola Odete Sampaio

UBS Álvaro Rocha – Escola Luiza de Castro

UBS Maria do Socorro Gil – Escola Municipal Jeconias José

UBS Dr. Gaudêncio – Escola Zélia Matias

UBS João Moreira – Escola Mãe Vitória

UBS Beatriz Rocha – Escola Ariano Suassuna

UBS Leonor Elisa – Nova Semente Pingo de Sabedoria

UBS Nova Petrolina – CMEI Residencial Brasil

UBS Dra. Sinhá – CMEI Edite Bezerra

Zona Rural

UBS Plínio Amorim – CMEI Gabriel Moreira

UBS KM-25 – Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro

UBS Gildevania de Oliveira – Escola Municipal Ozorio Leônidas

UBS Osvaldo Coelho – Escola José Nunes de Santana

COMPARTILHAR