Outubro Rosa: Pacientes relatam importância de realizar o exame preventivo

As Unidades Básicas de Saúde de Petrolina realizam, diariamente, o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, em mulheres que já iniciaram a vida sexual. O exame é a principal estratégia para identificar precocemente as lesões. Com o diagnóstico precoce é possível detectar alterações causadas pelo HPV, câncer de colo de útero, infecções vaginais, inflamações vaginais e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Para a comerciária Ana Sousa, esse exame é muito importante para detectar possíveis doenças. “Eu acho super importante as mulheres realizarem o preventivo, doenças no útero costumam ser silenciosas, e realizando esse exame anualmente podemos ter acompanhamento e verificar se está tudo certo. Eu realizei o meu na UBS do bairro, foi bem tranquilo e rápido”, destaca.

Já a estudante, Vitória Alves, destaca que se sentiu bem à vontade e tranquila no seu primeiro preventivo. “Eu nunca tinha feito esse exame, fui para uma consulta de rotina na UBS e o médico me passou, marquei pra fazer lá mesmo, fiquei nervosa de início, mas as enfermeiras me explicaram o passo a passo de tudo e no final saiu tudo bem tranquilo. É muito importante que todas as mulheres façam esse exame de rotina. Agora já estou ciente que preciso realizar anualmente”, destaca.

Para realizar o preventivo as mulheres podem procurar as Unidades Básicas de Saúde de Petrolina e realizar uma consulta com um médico ou enfermeira, havendo a necessidade, o profissional realiza o exame e após 15 dias sai o resultado. O exame é simples e rápido e a recomendação é para que seja realizado anualmente, ou conforme orientação do médico ginecologista.

COMPARTILHAR