Orla Nossa: com 70% da margem do Rio São Francisco recuperada, Petrolina segue com programa de revitalização

Uma atividade desenvolvida pela Prefeitura está transformando a margem do Rio São Francisco, em Petrolina. Além de melhorar a qualidade da água, as ações realizadas através do Programa ‘Orla Nossa’ também vão permitir a recuperação de 12 hectares da mata ciliar, que irá receber 7 mil plantas nativas da Caatinga como Ingazeira, Jatobá, Marizeiro e Caraibeira.

A área em recuperação compreende toda região da Orla II, que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via. O trecho está completamente cercado para delimitar e proteger o local.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Geraldo Miranda, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) já está 70% concluído.

Projeto ‘Orla Nossa’

É um programa da Prefeitura de Petrolina, com execução da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), da Secretaria Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA). A etapa de plantio conta com a parceria do IF Sertão e Agrovale, que também produziram as mudas.

Dentro do projeto ‘Orla Nossa’, a AMMA já realizou a retirada de 70% dos esgotos clandestinos; soltura de 250 mil alevinos na bacia do Rio: peixes recém nascidos das espécies piau verdadeiro e pacumã; melhoria de 600% no nível de oxigenação da água e manejo das plantas aquáticas.