Nutricionista da prefeitura dá dicas sobre alimentação saudável na quarentena

Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem transformado o cotidiano da população global. Com as recomendações de isolamento social por parte das autoridades sanitárias a fim de conter a disseminação da doença, muitas pessoas têm sido forçadas a reestruturar suas práticas profissionais e pessoais. Exemplo disso é o trabalho em home office, que pode ser sinônimo de grandes desafios, como encontrar o local adequado, evitar distrações e se alimentar de forma saudável.

Diante desse cenário, a nutricionista da Secretaria de Saúde de Petrolina, Célia Regina de Oliveira, dá algumas dicas. Segundo ela, a alimentação saudável não previne a Covid-19 nem qualquer outra virose, mas deixa seu sistema imunológico em alta, gera prazer, fornece energia e promove saúde.  “Neste cenário de contaminação viral, o cuidado com a alimentação é fundamental para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, estar menos suscetível a apresentar os sintomas da doença. Cuidar das suas refeições ao fazer home office é sinônimo de oferecer ao seu organismo opções saudáveis e também se atentar a fatores externos que podem interferir no sucesso da rotina”, explica.

Com o isolamento social, as pessoas fizeram estoque de alimentos não perecíveis. Além do arroz, feijão e outros produtos que o brasileiro é acostumado a comer, há muitos alimentos congelados nos carrinhos de supermercado, alimentos que possuem validade extensa e de fácil preparo: nuggets, lasanhas, pizzas, salgadinhos. Alimentos de alta densidade energética e má qualidade nutricional, ricos em sódio, conservantes, realçadores de sabor, corantes.

Com a recomendação de evitar idas frequentes ao supermercado, a compra responsável torna-se fundamental. A dica é evitar alimentos industrializados, com altas taxas de açúcar e gorduras. É fundamental incluir alimentos in natura como frutas, legumes e verduras, além de carnes, ovos, frango, peixes, iogurtes, queijos e oleaginosas. Procure comprar algumas frutas não muito maduras, para amadurecem depois. Higienizar os alimentos também é fundamental. Para um litro de água é preciso diluir uma colher de sopa de água sanitária (sem cheiro), colocar em um recipiente em imersão por dez minutos e em seguida enxaguar em água corrente. Outra dica importante não apenas para o home office, mas também para o seu dia a dia, é manter-se hidratado, seja ingerindo água ou sucos”, finaliza a nutricionista.

Delivery

Se você não tem tempo ou vocação para cozinhar, mas ainda assim gostaria de se alimentar de forma saudável, procure restaurantes que sejam do seu gosto e entreguem comida na sua casa. Afinal, uma refeição nutritiva sempre será melhor do que a escolha por um lanche. Célia Regina ainda reforça que é necessário higienizar as embalagens recebidas. Para isso, basta misturar um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária. Depois, a pessoa molha um paninho, torce e passa na embalagem.

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