Novembro Azul: prefeitura leva serviços de saúde a pessoas em situação de rua

As pessoas em situação de rua tiveram uma tarde diferenciada nesta terça-feira (13), em Petrolina. Cerca de 50 pessoas foram atendidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde, através das equipes do Consultório na Rua e do Programa Municipal de Tuberculose, dentro da programação da campanha ‘Novembro Azul’.

Durante a ação, que aconteceu em frente ao Restaurante Popular, foi feita a coleta de material para casos suspeitos de tuberculose; solicitações de exames laboratoriais e raios-X; aferição de pressão arterial; entrega de preservativos, além de informações sobre prevenção do câncer de próstata e saúde integral do homem.

O programa Consultório na Rua, que atende um público de cerca de 300 pessoas por mês no município, tem o objetivo de levar serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, cerca de 6 mil atendimentos foram realizados. “Atendemos um público diverso, entre eles, moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas. Nossa intenção é garantir que essa população seja assistida por uma equipe de saúde, já que, ainda existem muitos fatores que dificultam a garantia desses direitos”,destacou a coordenadora e psicóloga, Marla Gomes.

As ações são feitas de forma itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade. A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiro; técnico de enfermagem e agentes sociais. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

COMPARTILHAR