No Dia Mundial da Alfabetização, Prefeitura de Petrolina celebra grandes avanços na educação básica

Transformar os primeiros passos em grandes vôos e fazer do aprendizado das primeiras letras, um universo de palavras e descobertas. Essa é a grande missão da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para alfabetizar os estudantes matriculados nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. E nesta quinta-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, o Governo Municipal celebra uma série de ações e investimentos, que visam garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e para que tenham um futuro de mais oportunidades.

Para a secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto, o Dia Mundial da Alfabetização, deve ser celebrado com orgulho por todos os profissionais que integram a rede municipal de ensino de Petrolina. “Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas temos a convicção que já avançamos muito na qualidade educacional, através de várias ações implantadas na educação municipal. Uma delas, são os projetos estruturantes Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve+, que estimulam as habilidades de pensamento, de abstração, de raciocínio, de memória, de linguagem, de capacidade de resolução de problemas e até mesmo de criatividade. Soma-se a isso, o grande comprometimento dos educadores que têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional, além da formação continuada a eles oferecidas pela Educação”, disse Isva.

Outro grande avanço para os anos iniciais de Petrolina, foi a implantação de quatro Centros de Referência em Alfabetização, nas Escolas Municipais Professor José Joaquim, João Nunes, Ana Leopoldina dos Santos e Professora Lúcia Moreira. O plano de ações dos Centros envolve formações dos professores alfabetizadores, distribuição de material pedagógico complementar, avaliações diagnósticas, monitoramento dos dados e estratégias de ensino que sejam eficientes, visando sempre o desenvolvimento dos alunos. Além disso, o espaço físico das quatro unidades é pensado para esse público, com toda estrutura adequada para estimular o aprendizado da criança e garantir um ambiente alfabetizador.

A meta do Governo Municipal é implantar mais Centros de Referência nas escolas municipais, pois a alfabetização é uma das principais prioridades da política pública educacional. “É uma estratégia inovadora da Prefeitura de Petrolina. A gestão tem buscado promover o avanço efetivo dos indicadores de aprendizagem, principalmente nessa etapa, que é a base para o futuro das crianças”, ressaltou Isva.

COMPARTILHAR