No Dia Internacional do Diabético, Prefeitura alerta para combate à doença

Com a finalidade de alertar a população sobre a importância do controle para uma vida saudável, no dia 27 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Diabético. O Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Sua incidência tem aumentado em todo mundo pelos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.

Em Petrolina, existem cerca de oito mil pacientes diabéticos, cadastrados na rede pública, por isso, a Secretaria de Saúde tem investido em ações de prevenção e controle da doença, com a intenção de estimular o diálogo e, com isso, disseminar conhecimento. De acordo com o diretor médico da Atenção Básica, Lucas Libório, é importante que as pessoas procurem os serviços públicos de saúde.

“São diversas as classificações do diabetes mellitus. Os mais conhecidos são o diabetes tipo 1, o diabetes tipo 2 e o diabetes gestacional. Hoje, nós temos uma grande assistência dentro das Unidades de Saúde da Família (USFs), com médicos, nutricionistas, profissionais de educação física, além da distribuição de medicamentos, insulina e glicosímetro (Aparelho usado para medir a glicemia em casa)”, explicou.

Praticar atividade física é uma iniciativa que pode fazer toda diferença no controle e prevenção da diabetes porque o sobrepeso é um importante fator de risco para a doença. “Incorporar atividades físicas ao dia a dia é recomendado para quem tem e para quem quer se prevenir contra a diabetes”, frisou.

Segundo o diretor médico, a diabetes é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e neurológicas e os sintomas, às vezes, não são percebidos. “A pessoa deve ficar atenta a fatores como histórico familiar, obesidade ou hipertensão, além de sintomas como sede e fome em excesso e urinar com muita frequência. Por isso, recomendamos a realização de exames anualmente, para que o diagnóstico seja o mais precoce possível”, concluiu.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR