No Dia do Professor, prefeitura aponta avanços na valorização da categoria

A Prefeitura de Petrolina vem buscando, desde o início da atual gestão, fortalecer a valorização dos profissionais da educação pública no município. Através da promoção de políticas educacionais e de ações continuadas, a prefeitura investiu na qualificação dos mais de 2.300 professores que atuam na rede municipal. Nesta terça-feira (15), Dia do Professor, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ressalta a importância dos profissionais no desenvolvimento da cidade.

É através da dedicação diária dos educadores que Petrolina tem conquistado ótimos resultados de aprendizagem em nível estadual e no cenário nacional. A exemplo das últimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017; do resultado do avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e  do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), onde Petrolina aparece em primeiro lugar entre os maiores municípios do estado.

Foi na atual gestão que o maior concurso público para o cargo de Professor foi lançado no município. Em 2019, milhares de educadores participaram do certame para preenchimento de 455 vagas, sendo que os aprovados já foram nomeados. Também foi nesta gestão que foi realizado o primeiro concurso para professor de Libras e Braile realizado no município.

O concurso possibilitou que educadores como Alyne Rocha, natural de Teresina-PI, tivesse a oportunidade de contribuir com a aprendizagem dos alunos. “Sempre tive o gosto pelo ato de ensinar, desde mocinha comecei com esse dom ministrando aulas particulares. Minha primeira formação foi em Licenciatura em Biologia e a segunda em Pedagogia. Conheci Petrolina através de um casal de amigos. Me falaram que era uma cidade maravilhosa e boa de se viver. Pela bênção de Deus fui aprovada no Concurso da Secretaria Municipal de Educação, fui chamada e estou trabalhando em uma escola de referência muita linda estruturalmente. Onde a cada dia  estou aprendendo e me aperfeiçoando como professora. Sigo esperando sempre contribuir com o crescimento dessa cidade acolhedora que me recebeu de braços abertos“, destaca.

Recém aprovada também neste concurso, a educadora Janaína pereira, destaca os avanços que vem observando na rede. “A Educação da rede municipal de Petrolina, a cada dia vem crescendo e trazendo progresso para as crianças. A escola-família- sociedade toda ganha com o novo sistema de ensino, totalmente com base na BNCC. Os novos concursados, e até mesmo os que já estavam no quadro, sentiram a diferença e a dificuldade, porém muitas coisas boas foram agregadas, ou seja, de forma positiva alavancou a educação do município“, pontua.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Costa, destaca o compromisso da atual gestão com os professores. “É um grande privilégio trabalhar com todos e, não tenho dúvida de que os resultados que estamos alcançando são, sobretudo, graças ao esforço dos nossos educadores. A Secretaria de Educação enquanto órgão central existe para atender as demandas das escolas em tempo hábil. Nós pedimos desculpas por não puder atender a todos ainda, mas estamos caminhando para isso. A orientação do prefeito Miguel Coelho é garantir condições adequadas para o trabalho dos nossos professores, o aprendizado de todos os estudantes e sobretudo, ambientes educativos adequados. Parabéns para cada profissional e nós queremos que todos os dias seja o Dia do Professor”. Ressalta.

Investimentos – A prefeitura lançou no primeiro semestre, a plataforma “Petrolina Educa” que define uma política educacional com ênfase nos professores, nos estudantes e no desenvolvimento do currículo. A gestão também vem cuidando da saúde vocal dos professores com a distribuição de amplificadores vocais para os educadores; climatização de 40 salas de aulas em 9 CMEI’s e 96 salas de aulas em 21 escolas; na manutenção de 75% das unidades de ensino; aquisição de mais de 200 mil livros para uso nas bibliotecas escolares e cantinhos da leitura, além de equipamentos e mobiliário. Também foram implantados os programas e projetos: PROMAP/IQE, ProALFA, ProMei e Juntos no Direito de Aprender.

Fotos: Arquivo PMP

COMPARTILHAR