Mutirão da prefeitura reduz fila de espera por cirurgias de catarata em Petrolina

O final de semana foi de muita alegria para alguns pacientes de Petrolina que estavam na fila de espera por uma cirurgia de catarata. O primeiro mutirão, idealizado pela prefeitura encerrou neste domingo (22) e realizou 60 procedimentos cirúrgicos no hospital Saúde  Visão. A ação faz parte de uma série de mutirões programados pela administração municipal com o objetivo de zerar todas as listas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Uma das pessoas beneficiadas foi Cristina Maria, de 77 anos, que já estava quase perdendo a visão. A moradora de Izacolândia esperou mais de dois anos pela consulta oftalmológica e, após o encaminhamento, foram apenas quatro meses para a realização da cirurgia. De acordo com a secretária executiva de Gestão à Saúde, Cássia Guimarães, no período de janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Saúde autorizou cerca de 360 laudos cirúrgicos de catarata. “Não temos fila de espera para autorização desse tipo de cirurgia, porém, ficamos sempre à disposição da capacidade instalada dos nossos prestadores”,explicou

Segundo a gestora, uma força tarefa foi montada para negociar com os prestadores a fim de agilizar todos os encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Hoje nossa maior demanda é com relação a consultas oftalmológicas. Nós temos o dinheiro, mas, infelizmente, as clínicas e hospitais que prestam o serviço em Petrolina não comportam o número de solicitações. Então, estamos negociando para agilizarmos esses procedimentos através de mutirões. Dessas consultas, acreditamos que 30% desses pacientes serão encaminhados para a cirurgia. Vamos resolver as pendências e assim que o paciente estiver com os exames prontos, será marcada a data do procedimento cirúrgico. Nossa intenção é facilitar a vida dos usuários”, ressaltou.

COMPARTILHAR