A Prefeitura de Petrolina vem, há aproximadamente sete meses, disponibilizando nas Unidades Básicas de Saúde a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, oferecido pelo SUS. Essa ação tem como objetivo reduzir casos de gestações não intencionais, com 99,3% de eficácia comprovada esse é considerado um dos métodos mais seguros.
A estudante Jhovana Silva, relata que o método mudou a sua vida. “Eu estava atrás de um contraceptivo que não fosse via oral, através de comprimidos, pois não tive uma boa experiência. Conversando com a enfermeira da UBS da Tapera, ela me indicou o DIU, estudei um pouco, realizei as avaliações e optei por colocar. Hoje posso dizer que esse método mudou a minha vida, é maravilhoso não depender mais de comprimidos, sempre indico para as minhas amigas, além disso, foi um procedimento rápido e super tranquilo” destaca.
Já a estudante, Victoria Keibel, relata que colocou o DIU por ser um dos métodos mais eficiente contra a gravidez indesejada. “Eu coloquei meu DIU no mutirão que a prefeitura fez, foi bem tranquilo e rápido. Eu estava atrás de um método mais seguro para evitar uma gravidez indesejada. Hoje estou satisfeita e feliz por ter conseguido colocá-lo pelo SUS”, destaca.
Para as mulheres que desejam fazer uso desse método contraceptivo, basta procurar a Unidade Básica de Saúde e passar por uma consulta. Logo depois será feita uma avaliação com o profissional, e as pacientes que estiverem aptas para realizar o procedimento, fazem a inserção na própria UBS ou será encaminhada para o Centro de Referência em Saúde da Mulher.