Médicos da Atenção Básica passam por capacitação para teste do olhinho nos postos de saúde em Petrolina

Nessa quarta-feira (26), os médicos da atenção básica do município passaram  por uma capacitação sobre a  realização do teste do olhinho nas próprias Unidades Básicas de Saúde. A ação ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, e os atendimentos com esse exame já começam nesta quinta-feira (27) nos postos de saúde de Petrolina.

O teste do olhinho ou teste  do reflexo vermelho é recomendado a toda criança após o nascimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira  de Oftalmologia, este é um exame que deve ser feito logo após o nascimento e repetido algumas vezes até os três anos de idade.

Através do teste do olhinho  é possível fazer um rastreio e até mesmo identificar possíveis cânceres oculares, cataratas congênitas, entre outras doenças visuais, ou seja, qualquer alteração nesse exame, a criança deve ser encaminhado ao oftalmologista pra que esse especialista realize a intervenção precoce necessária para a prevenção de deficiências visuais evitando assim possíveis cegueiras em crianças.

O diretor médico da Secretaria de Saúde, Erick Oliveira, ressalta a importância do teste do olhinho pela  atenção básica. “Hoje foi realizada a parte teórica e prática da capacitação, além da distribuição de oftalmoscópios para todas as unidades. O exame e acompanhamento pela atenção básica é importante uma vez que 80% das causas de cegueira infantil podem ser prevenidas ou tratadas. Por isso,  a realização desse exame  na atenção básica é  extremamente importante”, explicou.

COMPARTILHAR