Mais de 5.500 mil pessoas já se cadastraram no Serviço de Alerta da Defesa Civil de Petrolina

As ações preventivas para situações de risco em Petrolina, envolvem, entre outras medidas, a ampliação dos canais de comunicação, que aproximam a população dos serviços municipais. Foi nesse sentido que o Serviço de Alerta por SMS 40199 agregou à Defesa Civil, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), a possibilidade de chamar a atenção da população para possíveis situações adversas. A ferramenta, com informações seguras emitidas pela Defesa Civil, auxilia, em especial, os moradores de áreas de risco para que ampliem o estado de observação para possíveis situações de anormalidade.

O coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino, afirma que, desde a implantação do Sistema, em junho de 2021, já foram emitidas 47 mensagens via SMS para os números cadastrados. Na maioria dos casos, os alertas chamaram a atenção para a possibilidade de chuvas e ventos fortes. Todas as informações são encaminhadas após um cuidadoso protocolo de checagem.

“Nós percebemos que, em pouco mais de um ano de emissão de alertas, o serviço vem tendo uma maior credibilidade por parte da população. Tal fato ocorre, pois as informações possuem um grande nível de confiabilidade, visto que só são compartilhadas após a confirmação realizada junto aos diversos órgãos de meteorologia. Se não ocorrer na proporção exata, indicada no alerta, ocorre de forma mais branda ou mais intensa. Então, as pessoas têm a capacidade de aumentar o estado de observação, principalmente aquelas que residem nas áreas de riscos”, pontuou José Welton Aquino.

Cadastramento

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

COMPARTILHAR