Janeiro Roxo: campanha da prefeitura reforça combate à hanseníase

Com o intuito de conscientizar a população sobre a hanseníase, a Prefeitura de Petrolina através da Secretária de Saúde, está desenvolvendo uma série de ações durante este mês, em alusão à campanha nacional denominada “Janeiro Roxo”, que visa orientar e oferecer tratamento contra a doença, que é conhecida popularmente como lepra.

As atividades que iniciaram nesta quarta-feira (16), seguem até o final do mês em todas as unidades de saúde do município e contam com palestras, exames dermatológicos, orientação sobre transmissão e tratamento. Essa iniciativa busca conscientizar a população sobre a gravidade da doença, bem como a importância do diagnóstico precoce.

A desinformação é o maior obstáculo no combate à doença, alertamos a população que ao sinal de manchas claras, róseas ou avermelhadas com ausência e sensibilidade ao calor, frio ou ao tato, que procure imediatamente uma de nossas unidades básicas para realizar exames. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas irreversíveis” explica a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

COMPARTILHAR