Janeiro Branco: Prefeitura de Petrolina incentiva ações para o cuidado com a saúde mental

Em todo o Brasil, o primeiro mês do ano é marcado pela campanha ‘Janeiro Branco’, quando são realizadas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental. Em Petrolina, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fortalece os atendimentos de rotina e cuidados iniciais em saúde mental em suas unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural, além de preparar suas salas de espera com o tema.

Durante todo o mês de janeiro as Unidades Básicas de Saúde reforçam a distribuição de cartilhas preparadas pelos profissionais da Saúde da Família, além de atividades lúdicas e terapêuticas para que as comunidades recebam orientações sobre a importância de manter o bem-estar mental. Além disso, os atendimentos ambulatoriais ocorrem seguindo a fila de espera que tem aumentado desde o início da pandemia da Covid-19 no município. Em janeiro de 2021 foram 542 atendimentos, e estima-se que esse número aumente porque a procura por esses atendimentos tem sido cada vez maior.

O NASF é responsável, junto às equipes de Saúde da Família, por promover campanhas e orientações para a população através de equipes multiprofissionais, em cada UBS, que dão todo o suporte com psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas entre outros profissionais que desenvolvem ações visando o bem-estar mental e físico dos pacientes.

COMPARTILHAR