Janeiro Branco: ações da prefeitura alertam para o cuidado com a saúde mental

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha ‘Janeiro Branco’, que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com o bem-estar mental. Em Petrolina, a prefeitura está desenvolvendo diversas ações durante todo o mês nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

A programação foi elaborada com atividades lúdicas, momentos terapêuticos e até práticas integrativas – como técnicas de relaxamento e de respiração e musicoterapia. A ideia é que os pacientes com transtornos mentais possam ser atendidos com mais respeito, recepcionados enquanto usuários e assistidos em seus direitos. “A programação é voltada para os usuários dos CAPS e a gente salienta que o nosso trabalho é realizado diariamente, na busca da melhora dos pacientes, através de trabalhos terapêuticos, voltados para a valorização do indivíduo”, destaca a coordenadora de Saúde Mental do município, Stephanie Souza.

Em Petrolina, existem três CAPS, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde: um voltado para usuários de álcool e outras substâncias, que funciona 24 horas, um para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e o infanto-juvenil, voltado para crianças e adolescentes com uso ou não de drogas. Através de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e direitos civis.

COMPARTILHAR