Inovação em sala: professores aprimoram conhecimentos através de formações em laboratórios

Novas experiências em sala de aula e mais aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino de Petrolina. Através de formações nas áreas de Ciências e Matemática, os professores da rede estão buscando aprimorar o trabalho já desenvolvido nas unidades de ensino para os alunos do 6º ao 9º ano. Nesta segunda-feira (20), dois encontros foram promovidos nos laboratórios das escolas Zélia Matias e Anézio Leão com a presença de 128 professores.

O trabalho coordenado pelo Núcleo Municipal do Ensino das Ciências (Numec) convidou profissionais da empresa Brink Mobil, da cidade de Curutiba, para ministrar as formações. A empresa atua na área de tecnologia com propostas criativas a fim de propiciar o aprimoramento de alunos e professores de maneira dinâmica e significativa.

A proposta da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é preparar os educadores para realizar seus trabalhos em sala de aula de forma criativa e inovadora para melhor relacionar a teoria com a prática.

O coordenador do Numec, Benevides Braga de Almeida, explica que esse será um trabalho continuo. “No segundo semestre, mais formações acontecerão para um maior fortalecimento das ações nestes laboratórios nas escolas do município. A próxima formação será em Robótica“, disse.

Investimento em laboratórios – No início do ano, o prefeito Miguel Coelho inaugurou o primeiro laboratório público de Robótica, Matemática e Ciências da região. A ideia é melhorar o ensino das crianças estimulando a criatividade e raciocínio lógico com jogos, brinquedos e equipamentos tecnológicos. A estrutura ainda é dotada de microscópio, moldes do corpo humano, instrumentos de pesquisa química e física entre outros componentes pedagógicos. Os equipamentos são mais uma ação da plataforma de investimento da Educação “Petrolina Educa”.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR