Inauguração da Secretaria de Agricultura tem comparecimento em peso do público do interior

Mais um momento marcante para a gestão do prefeito Miguel Coelho: a mudança da sede da Secretaria de Agricultura para a região central de Petrolina. Na manhã dessa segunda-feira (29), mais de 200 pessoas das áreas irrigada, ribeirinha e sequeiro compareceram ao café da manhã em virtude, também, para celebrar o Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho.

O secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, apresentou a estrutura do local ao prefeito Miguel Coelho e a algumas autoridades que estiveram presentes. “A mudança foi pensada especialmente para melhorar o acesso às pessoas que vêm do interior para a cidade resolver seus compromissos e têm muita despesa com o deslocamento”, ressaltou o gestor. Há muitos anos a secretaria estava localizada na Avenida Honorato Viana, próximo a UPA, o que dificultava o acesso para muitos agricultores que precisavam enfrentar grandes deslocamentos do interior até o centro da cidade.

A Secretaria de Agricultura é responsável, em Petrolina, em auxiliar agricultores da região em programas locais e do Governo Federal a exemplo do seguro ‘Garantia-Safra’, pelo recebimento de inscrições, emissão dos laudos técnicos de verificação do plantio e de casos nos quais há perdas, além de orientar quando apresentam pendências no cadastro a exemplo de o agricultor ter dois ou mais números diferentes de NIS (Número de Identificação Social), atribuídos pela Caixa Econômica Federal.

Além desses serviços, a secretaria possui um posto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde, entre outros serviços, os trabalhadores do campo poderão receber assistência técnica graças ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a instituição e a Prefeitura de Petrolina e que possibilitará a elaboração de projetos para liberação de créditos para as famílias de 22 assentamentos ligados à instituição. Também disponibilizará execução de serviços topográficos que vão auxiliar na titulação definitiva dos assentamentos; parceria nos serviços de regularização das famílias assentadas e elaboração de laudos para construção e reforma de moradias nos assentamentos.

Outras informações pelo telefone (87) 8864-0747 ou ainda na sede da secretaria que está localizada na Rua das Laranjeiras, nº 265, Centro, próximo à Praça do Galo.

Fotos: Jonas Santos    

COMPARTILHAR