Idosos redescobrem a vida através de contação de histórias em creches

Cerca de 60 idosos de Petrolina estão vivenciando a terceira idade da melhor forma possível: compartilhando e recebendo carinho em um projeto da prefeitura que promove encontro de gerações.  Idealizado pela primeira-dama, Lara Secchi Coelho, o ‘Vovô Amigo’ estimula o talento dos idosos para a contação das histórias e contos infantis que são apresentados às crianças atendidas nas creches do município.

Nesta quarta-feira (17), os contadores voluntários participaram de um grande ensaio no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Rio Corrente, onde apresentaram as seis novas histórias que serão incluídas na programação do ‘Vovó Amigo’.

Durante o evento, Lara destacou que a interação entre as gerações traz benefícios sociais e até hábitos saudáveis aos idosos. “Este trabalho é muito positivo porque reflete, diretamente, dentro dos lares petrolinenses. Ao longo dos ensaios, nossos idosos perdem a inibição, melhoram a relação com os colegas e isso ajuda muito na sociabilidade deles. Temos vários casos de voluntários que sequer entraram num teatro, então esse mundo novo e esse contato com o público infantil também será muito positivo porque eles já estão se sentindo mais valorizados”, destacou Lara.

Aos 77 anos, seu Josias de Barros, interpreta um contador das lendas do Velho Chico e explica como o projeto transformou sua rotina de solidão. “Eu acho muito bom porque antes eu vivia isolado e nunca gostei de viver deste jeito. Também tem as atividades físicas que a gente faz no projeto e isso é muito bom para mim, me distrai, me diverte e eu agora me sinto muito melhor”, disse.

Projeto Itinerante: o ensaio desta quarta marca um novo ciclo itinerante do ‘Vovô Amigo’ que deve percorrer todas as creches das zonas urbana e rural de Petrolina. O evento também contou com a presença de coordenadoras das creches municipais e dos CRAS da cidade.

Para fazer parte do projeto, os idosos-voluntários participam de oficinas nas quais desenvolvem a leitura em sua dimensão lúdica. A primeira apresentação deste novo ciclo está marcada para acontecer na  próxima segunda-feira (22), a partir das 15h, no Lar São Thiago, no bairro Gercino Coelho.

Fotos: Alexandre Justino

COMPARTILHAR