Humanização em Saúde: prefeitura inicia ciclo de capacitação dos profissionais

Garantir uma saúde pública de qualidade é uma das prioridades da gestão municipal. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, mais uma vez, está investindo na humanização de todos os serviços da rede. Através de um treinamento com os recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde, que iniciou nessa quinta-feira (13) e encerrou nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde pretende garantir um atendimento mais acolhedor e eficiente na principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Essa foi a primeira de uma série de capacitações com os profissionais que trabalham na rede pública e atendeu cerca de 200 recepcionistas. O treinamento teve o objetivo de aproximar os profissionais da equipe de gestores da Secretaria de Saúde, além de melhorar a resolutividade, visando atingir um alto nível de satisfação no atendimento pelo usuário.

A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, fez questão de acompanhar os dois dias da capacitação. Segundo ela, por meio do acolhimento e da humanização no atendimento é possível tornar o ambiente mais agradável, fazendo com que a recepção de cada unidade venha agir com paciência e empatia, direcionando aos usuários da rede pública de Saúde de acordo com suas necessidades.

“A humanização depende da nossa capacidade de falar e de escutar. Humanizar a assistência à saúde é dar lugar não só à palavra do nosso usuário, mas também do profissional de saúde. É resgatar o respeito à vida humana, levando em conta várias circunstancias, a educacional, étnica e social.  É comprovado que o paciente mais informado sente-se mais seguro no processo do cuidar”, explicou.

A gestora reforçou a importância de tornar esses encontros mais frequentes. “Essa aproximação desmistifica muitos rótulos, cria vínculo e faz com que todos sintam-se parte da Secretaria de Saúde. Essa construção de uma saúde melhor será sempre uma construção coletiva.  Esperamos que os participantes, apliquem o conhecimento adquirido”, reforçou.

Fotos: Cleilma Souza

COMPARTILHAR