Horta em posto de saúde incentiva e orienta uso de plantas e ervas medicinais

Os residentes de Medicina da Família e Comunidade da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Dr. Manoel Possídio, em Petrolina, iniciaram um projeto importante para a prevenção de doenças e promoção à saúde: a construção de uma horta medicinal na área externa do local.

Em parceria com alunos do IF Sertão, serão plantadas espécies voltadas a utilização com fins terapêuticos, proporcionando o uso racional e correto das plantas medicinais na atenção primária à saúde. Paralelo à horta, a unidade de saúde contará com oficinas e grupos de discussão sobre o uso de cada planta, ensinando a produção de chás, tinturas e outros derivados.

De acordo com a médica residente da AME, Roanna Beda, A ideia é deixar a horta disponível para os pacientes que frequentam a unidade de saúde do bairro Areia Branca. “Queremos com esse projeto aproximar a comunidade, fazê-la se beneficiar das propriedades das plantas medicinais de forma técnica e consciente, além de convidá-los para nos ajudar na manutenção e também no plantio de novas espécies no futuro, de acordo com a demanda da nossa área”, destaca.

COMPARTILHAR