Guarda Civil Municipal atende mais de 1.800 ocorrências no primeiro semestre

A Guarda Civil Municipal de Petrolina está desempenhando um trabalho cada vez mais promissor para garantir a segurança do município, somando os esforços aos demais órgãos que atuam na segurança pública da cidade. A ‘Força Azul’ já tem o reconhecimento da população. O balanço feito pelo Sistema de Segurança Pública Municipal, referente às atividades da GCM no primeiro semestre de 2019, no período de 1º de janeiro a 30 de junho, evidenciou que a central registrou 597 atendimentos diretos.

Também foram realizadas 645 ações planejadas e solicitadas à Secretaria Executiva de Segurança Pública, além de 284 operações, sendo que cerca de 40% delas foram relativas à perturbação do sossego, devido ao alto volume de equipamentos sonoros. Já no que se refere às operações especializadas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que conta com agentes que trabalham no policiamento municipal, houve o registro 282 boletins de ocorrência, sendo: 27%  relacionadas à perturbação do sossego, desordem, dano ao patrimônio público ou agressão; 18% à posse ou tráfico de drogas; 11% à furtos e roubos; e as 44% restantes relativas à ocorrências diversas, como violência doméstica, ocorrências de trânsito, posse de armas, entre outros.

De acordo com o inspetor chefe da Guarda, Adroaldo Coelho, os relatórios semestrais são imprescindíveis para avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe. “Nosso objetivo é garantir a segurança do município e, cada vez mais, aprimorar o nosso serviço, identificando as principais falhas, corrigindo-as e buscando obter melhores resultados. Temos uma equipe empenhada e estamos satisfeitos com os resultados alcançados”, informa.

Força Azul

Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com o efetivo de 119 agentes e está em andamento o concurso público para contratação de novos agentes. A gestão do prefeito Miguel Coelho tem feito grandes investimentos em segurança pública. O recurso de R$ 2 milhões foi utilizado na aquisição de equipamentos, uniformes, treinamento e em novas viaturas.  Em 2017 eram apenas 4 motos e 3 carros, agora a frota da guarda civil conta com 32 veículos, sendo 25 novas viaturas, entre carros, motos e caminhonetes.

A sede da GCM está localizada na Avenida Darcí Ribeiro, no bairro Maria Auxiliadora, no prédio anexo ao Parque Municipal Josepha Coelho. O serviço pode ser acionado 24h por dia, pelo telefone da central de atendimento: 153.

COMPARTILHAR