Garantia-Safra: entrega de boletos começa nesta sexta-feira

A Prefeitura de Petrolina informa que a partir desta sexta-feira (3) equipes da Secretaria de Governo e Agricultura (Segoa) estarão disponíveis na sede da secretaria para a entrega dos boletos dos agricultores familiares inscritos no Garantia-Safra, período 2019/2020. É importante ressaltar que se faz necessária a efetivação do pagamento do boleto para que o produtor não seja excluído do benefício, conforme divulgado em portaria do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os agricultores ou seus segundos titulares (esposa ou marido) deverão comparecer na sede da Secretaria de Agricultura, até o dia 10 de janeiro, em posse do CPF para que seja realizada a conferência do cadastro.

De acordo com o diretor municipal de Ações de Agricultura Familiar, Erisvaldo Lima, é importante ressaltar aos presidentes das associações rurais do município que preparem suas listas e as entregue para a equipe responsável na secretaria. “Dessa forma, poderemos organizar melhor os boletos para agilizar o máximo possível a entrega destes documentos, já que alguns agricultores têm dificuldades de se deslocar para a cidade”, destacou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Sobre o seguro

O Garantia-Safra é um programa com ações voltadas aos agricultores familiares que tiveram prejuízos em suas lavouras (por secas prolongadas ou chuvas em demasia) e estão inseridos em municípios atingidos pela seca ou excesso de chuvas.

A Secretaria de Governo e Agricultura é responsável, em Petrolina, pelo recebimento de inscrições, emissão dos laudos técnicos de verificação do plantio e de casos nos quais há perdas, além de orientar quando apresentam pendências no cadastro a exemplo de o agricultor ter dois ou mais números diferentes de NIS (Número de Identificação Social), atribuídos pela Caixa Econômica Federal, ou sem adesão por não ter efetuado o pagamento do boleto quando no momento de inscrição no seguro, o que ocasiona o bloqueio e aqueles que informaram o número correto do NIS recentemente e constam na lista de recém-importados do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

A Secretaria de Agricultura está localizada na Rua das Laranjeiras, nº 265, Centro, próximo à Praça do Galo, com horário de funcionamento especial: das 7h30 às 15h, até 10 de janeiro. Outras informações pelo telefone (87) 3864-0747.

COMPARTILHAR