Estratégia complementar é adotada na vacinação contra COVID-19 em Petrolina

Com ações voltadas para assistência à população que deve receber a vacina contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde programou uma nova estratégia que vai completar as demais já em execução na cidade. Agora, acompanhada de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS), as técnicas vacinadoras estão visitando os bairros e imunizando porta a porta, em especial, pessoas idosas e com alguma dificuldade de locomoção.

A ação tem o objetivo de completar o esquema vacinal contra a covid-19 e alcançar as pessoas que, por algum motivo, ainda não iniciaram o esquema. A estratégia irá acontecer em todos os bairros da cidade, no entanto, a vacinação também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e nos polos da área central.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, o novo método vai auxiliar, ainda mais, as outras medidas adotadas para a vacinação em Petrolina. “Essa estratégia complementar é uma ação da vigilância junto com a atenção básica, para realizar a busca ativa dos públicos alvos, em especial, idosos e pessoas com pouca ou quase nenhuma locomoção. Assim, verificamos se as pessoas estão com o esquema vacinal completo, caso não, já realizamos no domicílio mesmo a aplicação do imuno”, explicou.

Acácio ainda completa, “Reforçamos para população que para fazer uso do imunizante, é só receber a equipe de profissionais, acompanhados pelo ACS e apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacina”, conclui.

Além da vacinação nas UBS’s e por meio domiciliar, o município disponibiliza quatro polos na área central para vacinação:

UNIVASF – Segunda dose da Coronavac

Parque Josepha Coelho – Segunda dose da Astrazeneca

SESI – Primeira, segunda e terceira dose da Pfizer

IGEPREV – Dose de reforço da Janssen

COMPARTILHAR