Empreendedores comemoram vendas durante Circuito AGERural em Uruás  

Exposição, seresta, distribuição de mudas, palestras e consultorias. Tudo isso além do networking entre os cerca de 30 empreendedores que participaram da edição especial do Circuito AGERural, que integrou a programação dos 127 anos do aniversário de Petrolina. Desta vez, a comunidade de Uruás, a 60 km da sede, foi a contemplada com o Circuito que movimenta a economia local, e também leva mais capacitações e informações importantes do mundo do empreendedorismo.

Durante a programação que teve seu início às 15h, tanto os empreendedores quanto os habitantes do povoado puderam conferir palestras do CredAmigo, do IF Sertão Petrolina Campus Zona Rural sobre Batata-doce Biofortificada, e do Senar Pernambuco sobre produção de alimentos como alternativa de negócio e melhoria de renda familiar. Houve ainda muita animação com os sanfoneiros locais Luiz Rosa, Manoel Geraldo, Paulo do Acordeon, Joãozinho de Uruás, Miltinho, Bone, Lucivan, João Passarinho, Carolino, Pererê, Zé da Madeira, entre outros e a seresta, que contou com o apoio do comunitário Domingo Souza, para encerrar a noite com chave de ouro com os músicos Chiquinho e Assis. O evento ainda contou com a presença do secretário de Agricultura, Gilberto Melo.

O diretor geral do IF Sertão Petrolina Campus Zona Rural, professor Erbs Cintra, e o diretor do Departamento de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural, professor Delmo Freire, estiveram presentes apresentando o projeto da batata-doce biofortificada que já está sendo implantado por agricultores familiares de Uruás. “Nós desenvolvemos algumas ações para multiplicar o material vegetativo para trazer ao agricultor familiar aqui de Uruás. Essa é uma variedade rica em vitamina A, e potencial de crescimento muito rápido; então além de suprir carências nutricionais, a rama ainda pode ser utilizada para alimentação de animais. É muito importante para regiões de sequeiro porque é uma variedade de planta tolerante à seca”, explicou o professor Erbs.

Para a empreendedora de bolos, doces e salgados, e moradora de Uruás, Denete Amorim, a realização do Circuito AGERural contribuiu para ampliar tanto a venda de seus produtos, conhecer outros empreendedores, como também para conhecer mais os serviços que são disponibilizados pela AGE Petrolina. “Para mim é o primeiro de muitos eventos da AGE que quero participar. É muito importante porque é um sonho que eu tenho de expandir e apresentar mais o meu negócio e só tenho a agradecer a AGE pela oportunidade, por nos proporcionar esse encontro!”, celebrou a empreendedora.

A diretora-presidente da AGE, Patrícia Souza, celebra a realização de mais um Circuito e fala sobre a importância de estimular a cultura empreendedora em todo o município, quer seja na zona urbana, quer seja na zona rural. “Nós temos uma importante missão de não somente disponibilizar os serviços em nossa sede, mas temos trabalhado ainda mais para levar serviços e capacitações além dos muros da AGE. Nosso prefeito Simão Durando sempre nos orienta a verificar como os serviços chegam na ponta, ou seja, como a população tem sido atendida por nossas equipes. O Circuito AGERural tem o objetivo de fomentar cada vez mais iniciativas empreendedoras na área rural, e assim contribuir com a economia da Califórnia do Sertão”, reforçou Patrícia.

COMPARTILHAR