Em comemoração ao mês do autista, concerto inclusivo emociona famílias de Petrolina

O Parque Municipal Josepha Coelho foi o cenário escolhido para receber mais uma das programações do Mês de Conscientização do Autismo, em Petrolina. Na noite desta terça-feira (03), mais de 200 pessoas passaram pelo local para assistir ao concerto da Philarmônica 21 de Setembro, através do Projeto Inclusão e Melodia.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina e a Associação de Amigos do Autismo do Vale do São Francisco (Amavasf).

A secretária executiva da Juventude e Diretos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, ressaltou a importância envolver toda comunidade na luta pela Conscientização do Autismo. “A prefeitura tem esta preocupação de promover ações de conscientização e também de lazer. Foi emocionante notar o envolvimento das famílias e, principalmente a alegria das pessoas autistas neste momento preparado para eles” explica.

Durante o evento o público pode conferir a apresentação da centenária Philarmônica 21 de Setembro, que encantou o público com um repertório diverso, trazendo músicas como Hallelujah, de Leonard Cohene e Era Uma Vez, de Kell Smith que emocionaram e fizeram o público cantar junto com a sinfônica.

As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação além da presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia.

Até o final do mês de abril, outras atividades serão promovidas em órgãos e espaços públicos do município, voltados para à população e para profissionais de saúde. Toda programação é gratuitas.

Confira a programação:

Segunda (9)

7h – Abertura da Exposição “Infinito Particular” na Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade.

Segunda (16)

7h – Abertura da Exposição “Infinito Particular” na Secretaria Municipal de Saúde.

Domingo (18) – Formação para profissionais de saúde sobre autismo.

Quarta (25) – Formação para profissionais de saúde sobre autismo.

Fotos: Jonas Santos