Educadoras do Nova Semente participam de treinamento sobre primeiros socorros em Petrolina

Com o objetivo de tornar as Unidades de Ensino da rede municipal cada vez mais seguras, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu um treinamento sobre Primeiros Socorros Escolar. A ação aconteceu esta semana, na Escola do Saber, e foi voltada para 160 educadoras do Programa Nova Semente. Ministrado pelos socorristas do SAMU, o objetivo da atividade foi capacitar a equipe da Educação Infantil para realizar atendimento inicial de emergência, em caso de acidentes de diferentes naturezas, até a chegada da assistência profissional.

Durante a formação, os socorristas do SAMU ensinaram sobre procedimentos e manobras para o primeiro atendimento em caso de engasgo, queimadura, quedas, massagem cardiorrespiratória, estancamento de sangue, entre outras. As aulas foram expositivas e com dinâmicas que possibilitaram a participação, com atividades práticas de simulação e demonstração.

A educadora da Unidade Claudiana Barbosa, Graça Geraldo, afirmou que foi um momento de aprendizado bastante importante para todos. “Esse é um tema fundamental e que precisamos ter conhecimento, afinal são vidas que estão em nossas mãos e precisamos saber como agir em situações de emergência, sempre olhando não só pelo pedagógico, mas também pela saúde e o bem-estar de todos. Os profissionais que ministraram a capacitação foram didáticos e nos passaram a informação em uma linguagem de fácil entendimento”, afirma Graça.

A educação de Petrolina é comprometida com a segurança dos estudantes e, através dessa ação, atende ao que preconiza a Lei 13.722, de outubro de 2018, denominada Lei Lucas, que determina que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, tenham capacitação em primeiros socorros.

COMPARTILHAR