Educação Especial: auxiliares de alunos autistas recebem formação em Petrolina

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SEDU) continua com seu calendário de formações. Desta vez, o foco foi a área de Educação Especial e atendimento de alunos autistas.

No último final de semana, auxiliares de autista participaram de um encontro formativo organizado pela diretoria do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPPNE) em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do Vale do São Francisco (AAMAVASF). Na reunião, os profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais receberam orientações e encaminhamentos do serviço para melhorar o atendimento.

“Essa formação tem por objetivo conscientizar os profissionais sobre o seu papel de agente de integração escolar, além de cuidador, garantindo, assim, oportunidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, pontuou Emiliana Freire, diretora do NAPPNE.

De acordo com Emiliana, os trabalhos desenvolvidos pelos auxiliares aliam o cuidar e o educar colaborando no desenvolvimento dos alunos. “O autismo ainda não tem cura, mas, se a criança receber acompanhamentos adequados seu desenvolvimento e qualidade de vida podem melhorar bastante. A Rede municipal faz sua parte e oferece um atendimento multiprofissional”, completa.

COMPARTILHAR