Educação ambiental: projetos da Prefeitura de Petrolina são referência em Orocó

As experiências dos projetos ambientais desenvolvidos pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), foram destaque de uma palestra sobre educação ambiental realizada nesta sexta-feira (03) na cidade pernambucana de Orocó. Os estudantes da escola de referência em ensino médio Jacob Antônio de Oliveira conheceram detalhes do programa “Orla Nossa”, que executa ações de revitalização e preservação do Rio São Francisco. Um dos palestrantes participantes foi o Diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores.

O convite para a participação no encontro partiu da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Orocó, através da Casa da Juventude. A ideia foi promover a educação ambiental junto aos estudantes que se preparam para enfrentar vestibulares e processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em busca de uma vaga nas instituições de ensino superior da região.

De acordo com Victor Flores, o encontro serviu como uma oportunidade dos estudantes aprenderem conteúdos importantes com ações desenvolvidas no mesmo contexto social em que estão inseridos. “Não há forma melhor de aprender do que com exemplos que fazem parte da vida desses estudantes. Como nosso trabalho de revitalização e preservação do São Francisco é destaque entre pesquisadores e até na imprensa a nível nacional, tivemos a chance de mostrar nossas experiências para eles a fim de ajudar num momento tão importante quanto é a preparação para os vestibulares”, destaca Flores.