Duplicação da Estrada da Banana vai reforçar mobilidade urbana

Uma via de grande movimentação que liga bairros importantes da cidade de Petrolina, a Estrada da Banana passa por uma grande intervenção. A prefeitura iniciou há poucos dias a obra de duplicação da pista que receberá investimento de mais de R$ 5 milhões e vai impactar toda a região.

Para quem vive e tem comércio no local, a perspectiva com a obra é positiva. Proprietário de um lava jato, Luiz Freire comenta que a obra vai trazer conforto e segurança para a população. “Isso hoje é um perigo para pedestre e ciclista, principalmente. Não tem acostamento algum. Há muito esperávamos por essa obra. Vamos ter os transtornos iniciais por conta da poeira e do trânsito, mas em minha opinião a comunidade será muito beneficiada”.

Há apenas dois meses com seu estabelecimento em funcionamento na Estrada da Banana, a empresária Silvan Edna Gomes Guimarães diz que a decisão de abrir o comércio no local foi exatamente por conta do crescimento da região. “E com a obra da avenida aqui vai ficar muito bom. Vai valorizar muito o bairro, nosso comércio terá outra visão, sem contar na segurança que trará para os pedestres e ciclistas que passam aqui diariamente”, externou Edna.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, responsável pela execução da obra, nesse momento o trabalho concentra-se nos serviços de terraplanagem para depois ser feita a sub-base e base do solo, e no rebaixamento da rede de esgoto pela Compesa. O prazo de execução total da obra é de seis meses. “Assim como outras obras que estão ocorrendo por toda a cidade, essa também é importantíssima para a mobilidade urbana. A Estrada da Banana é a continuidade da Avenida das Nações, e aqui vamos duplica-la, restaurar toda pavimentação e implantar uma ciclovia para atender àqueles moradores do Antônio Cassimiro, da Pedra Linda que têm a bicicleta como meio de transporte”, explica o secretário da pasta, Fred Machado.

Tecnicamente, a nova Estrada da Banana que tem extensão de quase 3 km será duplicada, recapeada, terá ainda uma rotatória próxima ao condomínio Vinhedos e será atendida com iluminação em LED. A ciclovia será construída na pista esquerda (sentido bairro Pedra Linda).

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR