Diálogo entre crianças e idosos vira ferramenta educacional na rede municipal

Um projeto desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil Nosso Espaço, no bairro Vila Mocó, está possibilitando que crianças de 3 a 5 anos e idosos de várias idades tenham a oportunidade de vivenciar um ambiente de troca de experiências e encontro de gerações.

Supervisionado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a iniciativa conta com a participação de cerca de 30 idosos da comunidade e de bairros vizinhos.

O Projeto “Aproximando gerações: Um diálogo entre crianças e idosos”, foi implantado no primeiro semestre deste ano com pouco mais de dez idosos. Atualmente, o número de participantes ativos triplicou. Com encontros semanais, sempre às quintas-feiras, com duração de quase uma hora, as atividades envolvem todos os professores e demais funcionários do CMEI.

A gestora do CMEI Nosso Espaço, Elizabeth Gonçalves, conta como surgiu essa iniciativa. “Essas atividades com os idosos já aconteciam com Dona Duzinha, figura conhecida na comunidade, que coordenava um grupo de idosos com muito amor. Quando assumi a gestão da unidade, desenvolvi o Projeto objetivando dar continuidade a esse belíssimo trabalho, sendo que, implementando a parte lúdica através das atividades com os alunos. Tem sido uma tarefa muito prazerosa e estimulante”, ressalta.

O projeto tem estimulado a reflexão sobre a possibilidade de mudanças quanto à percepção da velhice e do envelhecimento. Tendo como eixo principal a interação dessas duas fases da vida do ser humano, possibilitando assim vivências e experiências entre pessoas de diferentes faixas etárias, através da realização de atividades pedagógicas; contação de histórias; atividades culturais e recreativas.

Fotos: CMEI

COMPARTILHAR