Dia Nacional de Combate à Sífilis é lembrado em Petrolina com testagem rápida nesse sábado

De acordo com a Lei nº 13.430/2017 o terceiro sábado do mês de outubro é o dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data tem como objetivo enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da doença na gestante durante o pré-natal e como infecção sexualmente transmissível (IST’s). Em Petrolina, esta data será lembrada como um dia de conscientização e prevenção através de uma ação que será realizada no sábado (22).

A Secretaria de Saúde irá promover uma ação na praça do Bambuzinho das 8h às 13h. Serão realizados testes de sífilis, HIV, hepatite B e C. Para ser atendido, basta comparecer com um documento oficial com foto e cartão do SUS, o resultado sai em 30 minutos e é sigiloso. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para exames complementares e início do tratamento, que é gratuito.

A sífilis é uma doença evitável, por isso a maior orientação é na prevenção. O uso do preservativo nas relações sexuais é a forma segura e eficaz de prevenir a doença. Os sintomas mais comuns são feridas, principalmente na região dos órgãos genitais, que é indolor e desaparece sem tratamento; posteriormente pode se manifestar com manchas no corpo, palmas das mãos e plantas dos pés. Se não tratada a doença pode evoluir para complicações sistêmicas, podendo evoluir para gravidade e óbito.

“Vale ressaltar que no CTA e nas Unidade Básicas de Saúde é ofertado teste rápido que pode detectar precocemente as doenças. Nesse sábado, convidamos toda a população para participar desse momento conosco”, destaca a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

COMPARTILHAR