‘Dia do Doador’ é festejado com música e atividades recreativas

Com música, sorteios e um café da manhã diferente, os doadores de sangue do Hemope Petrolina tiveram uma segunda-feira (19) diferente do habitual. A comemoração em alusão ao ‘Dia Nacional do Doador’, celebrado no próximo domingo (25), contou com a participação do ‘Quinteto de Trombones CarrancaBones’.

O repertório foi da música clássica à popular, com canções de natal e até o baião. A música instrumental encantou os colaboradores que se sentiram prestigiados, como dona Cristina Rezende que é de Campo Formoso (BA) e dou pela primeira vez. “Fiquei encantada com a valorização ao doador. Eu nunca tinha doado sangue, vim doar para um pessoa da família que está precisando e pretendo continuar fazendo minha parte no hemocentro da cidade vizinha”, afirma a auxiliar administrativo.

O dia também foi de homenagens a grandes colaboradores, como doadores que já possuem 25, 50 e 75 doações e também à Prefeitura de Petrolina, parceira do hemocentro. O evento foi de realização do Hemope Petrolina, com o apoio da Prefeitura de Petrolina e a parceria do ‘Quinteto de Trombones CarrancaBones’.

O centro atende por dia 70 pessoas e abastece hospitais de Petrolina e cidades vizinhas como: Afrânio; Lagoa Grande; Dormentes, Santa Maria da Boa Vista; Orocó e Cabrobó. O Hemope funciona das 7h30 às 11h30, de segunda à sexta-feira, na Rua Pacífico da Luz, s/n, Centro.Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos); estar em boas condições de saúde; pesar, no mínimo, 50 quilos; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; estar alimentado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

É necessário também apresentar um documento oficial com foto (Identidade, Carteira de Trabalho, Habilitação, Passaporte e etc). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR